segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Sucesso em inovação, IBM incentiva mídias sociais para melhorar processos



Para crescer com a globalização e a rápida evolução da tecnologia, as empresas precisam realizar processos de mudanças e inovação. A maior e mais rentável empresa de Tecnologia da Informação do mundo, IBM, investe em mídias sociais e discussões coletivas em seu ambiente.

Uma das iniciativas da empresa é o Center for Social Software, centro de excelência para pesquisas em redes sociais, que desenvolve e compartilha pesquisas e projetos.

Para o gerente de Novas Tecnologias aplicadas da IBM Brasil, Cezar Taurion, o segredo para uma empresa estar sempre bem posicionada no mercado, é saber lidar com a inovação como fator competitivo.

“As mídias sociais são fundamentais na estratégia de alavancar a inovação. Precisamos ser inovadores por conta do mercado que é extremamente competitivo. O que é atual hoje dentro de dois anos deixará de ser. Um dos meios que permitem avançar na relação das ideias com as grandes inovações, é o chamado “brainstorm“ virtual, uma espécie de banco de dados de ideias. Através de comentários e troca de experiências entre os funcionários, ajustes são feitos e ideias são aperfeiçoadas”, explica.

Além de investir nas mídias sociais, a empresa deve explorar, de forma positiva, a diversidade de seus colaboradores. Unir as várias percepções de um mesmo problema e potencializar ações para gerar inovação. “A diversidade é o aproveitamento do caldo cultural que existe em uma corporação global como a IBM”, diz o especialista.

O executivo Cezar Taurion ministrou a palestra “Inovação aberta: o case IBM”, no último dia 09, no hotel Golden Tulip. A palestra fez parte da programação do Seminário Inovar para Competir, realizado pela Vieira & Rosenberg Consultores Associados.

1 comentários:

Anônimo disse...

Fica claro no texto que a IBM trabalha um pensamento por processos, ou seja, essa integração e esse "trabalhar em conjunto" hoje, pode ser um grande diferencial positivo para as empresas que procuram realizar essa cadeia de suprimentos.
É sempre importante atentar para esses detalhes com exemplos de excelência como este descrito, portanto, parabéns pela matéria.

Tassia Mery Francisco.

Postar um comentário